Você se interessa pela área da saúde, mas ainda não sabe qual especialidade seguir? Que tal se tornar um anestesiologista? Neste artigo, o Dr. José Admirço Lima Filho, te explica um pouco mais sobre como funciona essa profissão e quais são os passos necessários para obter sucesso nessa área. Então, se você ficou curioso e quer saber mais, continue a leitura!
O que é um anestesiologista?
Em primeiro lugar, o Dr. José Admirço Lima Filho nos explica que o anestesiologista é o médico responsável por promover alívios ou a ausência de dor em procedimentos cirúrgicos, cuidados paliativos e alguns outros exames como, por exemplo, a endoscopia. Nos últimos anos, a procura por essa especialização tem crescido bastante no Brasil, devido a sua alta relevância.
O que faz um anestesiologista?
De acordo com o Dr. José Admirço Lima Filho, o anestesiologista faz parte da equipe cirúrgica e tem um papel fundamental em todo e qualquer procedimento que envolva a manipulação da dor. Diferentemente do que muitas pessoas podem achar, ele não apenas aplica a anestesia, como também acompanha e monitora o paciente, desde o pré-operatório.
Assim, ele também é responsável por avaliar as condições de saúde do paciente, ou seja, se o paciente tem plenas condições de passar pelo procedimento em questão, e quais medidas precisam ser tomadas para que a vida do paciente possa ser preservada. Durante os procedimentos, o anestesiologista ainda se mantém por perto, avaliando as condições do paciente e seus sinais vitais.
Como se tornar um anestesiologista?
Se você deseja se tornar um anestesiologista, o Dr. José Admirço Lima Filho ressalta que essa é uma profissão que exige muito estudo e responsabilidade. Sendo assim, o interessado deve cursar o ensino superior em Medicina e depois passar por uma Residência Médica ou Especialização em Anestesiologia, em média, faculdade e residência costumam durar 9 anos.
Quais são as áreas de atuação de um anestesiologista?
O Dr. José Admirço Lima Filho explica que as áreas de atuação para um anestesiologista são bem amplas. Nesse sentido, é possível encontrar diversas vagas em hospitais públicos e privados que estão espalhados por todo o país. Sendo assim, o profissional trabalha em todos os tipos de cirurgias, como, por exemplo, eletivas e emergenciais, em administração de dor crônica e diversos outros.
O mercado de trabalho para um anestesiologista
Como dito anteriormente, as áreas de atuação para um anestesiologista são bem amplas. Sendo assim, o mercado de trabalho é cheio de oportunidades para os formados nessa profissão. De acordo com o Dr. José Admirço Lima Filho, há uma crescente demanda principalmente no interior do país, o que gera muitas ofertas de trabalho por excelentes salários.
Como você pode perceber, falamos de uma área que exige bastante de seus profissionais, entretanto, é uma das áreas mais promissoras se você deseja ter estabilidade financeira e profissional. Vale a pena considerá-la!
Adicionar Comentario