Início » Saiba como um detetive pode ajudar em casos de estelionato
Noticias

Saiba como um detetive pode ajudar em casos de estelionato

Eloy de Lacerda Ferreira
Eloy de Lacerda Ferreira

Conforme expõe o detetive Eloy Lacerda, o estelionato sempre esteve presente em nossa sociedade, e com o avanço tecnológico, os golpistas aprimoraram suas técnicas para popularizar ainda mais esse crime. À vista disso, cada vez mais vítimas têm procurado a ajuda de um detetive particular para identificar os autores desses crimes e submetê-los às devidas medidas cabíveis juridicamente. Você também foi vítima desse golpe? Continue lendo para saber como um detetive pode ajudar.

O que é estelionato?

Conforme apresenta Eloy Ferreira de Lacerda, que está há mais de 35 anos na área investigativa, o estelionato configura um golpe no qual o criminoso obtém uma vantagem, sobre um terceiro, de forma ilícita, fazendo com que a vítima formule uma falsa concepção de algo. Geralmente essas fraudes são realizadas através de vendas de produtos alheios como se fossem de sua propriedade, para benefício próprio.

Esse tipo de golpe já existia nos períodos anteriores, porém ganhou mais popularização com o avanço tecnológico, no qual grande parte das comercializações acontecem por meio da internet. Isso faz com que muitas vítimas do estelionato procurem pela ajuda de um detetive particular para identificar o criminoso e levá-lo à justiça, onde seus atos serão julgados e condenados às penalidades adequadas.

Qual o papel do detetive nos casos de estelionato? 

Dessa forma, como alude Eloy Lacerda, o detetive particular se responsabiliza por utilizar técnicas legais para identificar o golpista. Um dos métodos utilizados por esses profissionais é a localização do endereço IP da internet do criminoso, para obter o conhecimento da região em que ele atuou para aplicar a fraude. Também é possível identificar o endereço de email associado ao perfil de rede social usada por ele.

Contudo, vale destacar que essas e outras ferramentas altamente tecnológicas para a investigação devem ser manuseadas por profissionais capacitados e experientes, a fim de evitar infortúnios e resultados insatisfatórios. Ademais, a investigação deve ser estritamente minuciosa e sigilosa para garantir a segurança da vítima, e aumentar as chances da identificação do estelionatário.

O que fazer após identificar o golpista? 

Ainda, como informa Eloy Ferreira de Lacerda, conseguir alcançar a identidade do criminoso é um processo que pode levar tempo, e nem sempre há como se obter sucesso. Entretanto, assim que se conseguir identificá-lo, as evidências devem ser levadas até uma delegacia, para que os policiais fiquem encarregados do crime, e para que a justiça possa ser empregada legalmente.

O estelionato configura um crime do Código Penal, sendo previsto na Lei 2848/40, disposta no Artigo 147. As penalidades cabíveis para esse tipo de crime são a aplicação de multa e detenção do criminoso à prisão de um a cinco anos. A lei ainda alerta que as famílias fiquem atentas a ligações estranhas, onde um estelionatário se passa por um parente pedindo dinheiro emprestado para sanar alguma necessidade urgente.

Você foi vítima de estelionato? Não se sinta mal, o primeiro passo é abrir um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, e posteriormente realizar a contratação de um detetive particular especializado, como o profissional Eloy Ferreira de Lacerda que atua há mais de 35 anos no mercado, com a finalidade de auxiliar a polícia a levar à justiça àqueles que causam desordem e prejuízos a outrem para benefício próprio.