Início » Escrevendo é que se prende? Como se tornar um escrivão da polícia militar
Noticias

Escrevendo é que se prende? Como se tornar um escrivão da polícia militar

Maria Conceição da Hora Gonçalves
Maria Conceição da Hora Gonçalves

Os inquéritos policiais precisam ser formalizados para a procedência do processo. À vista disso, a advogada Maria Conceição da Hora Gonçalves comenta que o escrivão militar desempenha um papel essencial para essa atividade. Mas, afinal, como é possível se tornar um escrivão da polícia militar? Prossiga com a leitura e confira!

O que é um escrivão da polícia militar?

De acordo com a fundadora da Advocacia Gonçalves Coelho, Maria Conceição da Hora Gonçalves, um escrivão da polícia militar é aquele profissional responsável por efetuar a formalização do processo judicial em ocorrência. Ou seja, ele atua verificando prazos e cuidando dos mandatos, autos e outros documentos da mesma procedência. 

Portanto, é confiada ao escrivão a faculdade de auxiliar o delegado formalizando o processo judicial por meio de documentos oficiais. Assim, em muitas situações, é comum que esse profissional tenha que redigir o que está sendo discutido em uma audiência ou em um julgamento, e estudar o inquérito em questão.

Por que as pessoas desejam se tornar um escrivão da polícia militar?

Ainda, como aponta a mulher de negócios Maria Conceição da Hora Gonçalves, muitos indivíduos desejam seguir a carreira de escrivão da polícia militar porque essa profissão possui um peso muito importante para o âmbito jurídico, no qual os mesmos devem trabalhar com documentos oficiais de diversas naturezas.

Desse modo, esses profissionais atuam anotando o inquérito em um livro oficial, executando intimações, realizando apuramentos, formalizando mandados de prisão, entre outros. Além do mais, o salário, que pode chegar a R$ 6.164,00 por mês, é outro atrativo que o interesse dos indivíduos em seguir carreira nessa área. 

Como se tornar um escrivão?

Por fim, como indica a fundadora da Advocacia Gonçalves Coelho, Maria Conceição da Hora Gonçalves, visto que muitos cidadãos desejam seguir essa carreira profissional, é fundamental que saibam o que é preciso para se tornarem um escrivão na polícia militar, e atuarem na área jurídica. 

Logo, para ser um escrivão da polícia militar, é preciso que o indivíduo possua o diploma da conclusão do curso superior em direito, em uma instituição que está legalizada no MEC,  seja aprovado no concurso público para essa função, e não tenha sido eliminado na investigação social realizada pela polícia. 

Agora que você já sabe dessas informações, basta dar o próximo passo!