Com o mundo enfrentando uma pandemia, a crise econômica se alastrou por diferentes setores do mercado, não é mesmo? Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO do Grupo 1One — conglomerado formado por mais de 14 empresas atuantes em diversos segmentos relevantes em todo Brasil — considera que esse fator foi desafiador em muitos aspectos, porém, fértil em outro ponto: o e-commerce.
Mesmo em um cenário complexo, o e-commerce se tornou um ponto de atenção para diferentes empresas e varejistas, o que impulsionou um crescimento significativo para esse método de compras. Segundo dados da Mastercard SpendingPulse, indicador de vendas no varejo, no Brasil, o e-commerce apresentou crescimento de 75% em 2020. No parecer do empresário Mailon de Lara Vaz, isso se deu, principalmente, devido ao isolamento social.
Devido a limitação do tráfego de pessoas e fechamento dos comércios físicos durante os períodos de alta da pandemia, as compras online se tornaram uma excelente alternativa para o comércio seguir vendendo e os consumidores terem opções de compra. Nesse cenário, o e-commerce se tornou uma tendência por apresentar custo acessível e maior versatilidade.
O crescimento do e-commerce durante a pandemia
Na visão do empresário Mailon de Lara Vaz, se em anos anteriores o e-commerce atraía consumidores do comércio eletrônico para terem o conforto de receberem seus produtos em casa, a pandemia do Covid-19 modificou esse aspecto, fazendo com que o consumidor, mesmo o menos habituado com compras online, recorresse a essa alternativa por necessidade, a fim de receber desde itens de farmácia, compras de mercado, vestimentas, acessórios, entre outros.
Dessa maneira, as compras online se tornaram uma excelente alternativa por uma série de vantagens, tanto para o consumidor quanto para o comércio. As vendas se tornaram mais eficientes, a concorrência aumentou, o comportamento do consumidor mudou e, é claro, a preferência por compras online vem ganhando espaço mesmo após a pandemia.
A importância do e-commerce no pós-pandemia
O investimento na presença digital das empresas durante o isolamento social foi fundamental para que muitos não encerrassem seus comércios e pudessem se manter firmes. Ainda assim, essa adaptação a mudança de cenário, por mais desafiadora que tenha sido, não é em vão. O CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, compreende que, mesmo com o fim do isolamento social, as tendências de compras online seguem impulsionando o mercado.
As adversidades proporcionadas pela pandemia elevaram as vantagens da internet e a colocam em posição de importância no mercado e perante os consumidores. Assim, o empresário Mailon de Lara Vaz acredita que, mesmo após uma crise, o consumidor tende a estar cada vez mais habituado com a compra online, fazendo com que as lojas que investem no ambiente virtual encontrem variadas possibilidades de crescimento e nichos para diversificarem seu alcance com os consumidores.
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